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5 dicas de investimento em e-mail marketing para PME

O e-mail é uma ferramenta de comunicação cuja eficiência é de longa data. Sua origem deu-se em 1977 pelo então inventor Ray Tomlinson, acerca de 40 anos nos Estados Unidos. Após sete anos desde a descoberta do e-mail  houve o maior registro em massa de envios em uma só vez. O americano Gary Therk fez um envio para 400 endereços eletrônicos diferentes ao mesmo tempo, e deu origem a uma das ferramentas mais eficiente e qualitativa do mercado, o E-mail Marketing.

Os 400 disparos renderam para a empresa em que Gary trabalhava mais de 13 milhões de dólares em vendas, e até hoje, o e-mail marketing ainda se consagra como uma das soluções mais procuradas no mercado.

Desde então, o e-mail marketing facilita muito a rotina de muitas empresas, uma vez que a acessibilidade dessa ferramenta é grande devido, principalmente, ao seu custo benefício. Tem-se também a questão de que ele se difere dos outros canais que fazem anúncio na rede, a exemplo das redes sociais e dos buscadores de anúncio do Google.

Segundo pesquisa feita pela Monetate, o e-mail marketing é responsável por cerca de 38% a mais de retorno que os buscadores, e 9 vezes maior que as mídias sociais.

Mostraremos a seguir 5 bons motivos de investimento em e-mail marketing para PME:

1. Relacionar-se com seu cliente e conquistar mais leads

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No ano de 2015 no mês de agosto, a Adobe fez uma pesquisa mostrando que muitas pessoas ficam em média 30 horas semanais lendo seus e-mails. E cerca de 58% delas mostraram que preferem o e-mail como principal canal de conexão com suas marcas prediletas.

A facilidade que a ferramenta de e-mail marketing tem em possibilitar estreitamento de relacionamentos é imensa, pois a empresa ao utilizá-lo já entra em contato direto com a caixa de entrada do usuário. Se o cliente permite a entrada dos seus e-mails, significa que já existe uma forma de aproximação entre leads, clientes e sua empresa.

2. Automatização, o diferencial do e-mail marketing

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A automatização que permite a replicação das mensagens é a peça principal que dá um grau de importância a ferramenta. Com esse tipo de recurso já é possível agendar postagens nas redes sociais e criar fluxos de envios de e-mail com gatilhos definidos. Dessa forma, sempre que uma determinada pessoa clicar em um post ou link, ela começará a também receber mensagens relacionadas ao que ela clicou, aumentando assim o fluxo dos disparos.

Ao enviar mensagens automatizadas, o tempo que antes era dedicado em criar e-mails para manter um nível bom de envio de campanhas, passa a ser reduzido em cerca de 70%. Ou seja, quanto menor o tempo, menor também será o custo e, consequentemente, melhores resultados com maior praticidade.

3. Meio de nutrição de leads

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O e-mail marketing funciona muito bem como uma estratégia de nutrição de leads. Estes, são pessoas que se interessam pelo seu serviço ou produto e que dão a você permissão para receber seus conteúdos. O envio gradativo de conteúdo é uma forma de você “pescar” clientes e transformá-los em efetivos.

4. Estratégia de inbound marketing

Estrategia-de-inbound-marketing

Sabe-se que o inbound marketing tornou-se uma técnica bastante requisitada em várias áreas comerciais. É uma estratégia que atende a qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte. E o e-mail marketing é o intermédio para que você realize essa estratégia, configure seu funil de vendas e alcance clientes efetivos. Portanto, é interessante lembrar que o funil de venda se configura da seguinte forma:

No topo do funil estão as pessoas que poderiam estar interessadas ​​em comprar seus produtos em algum momento, no meio do funil encontram-se os leads, são os consumidores que tem um interesse no seu produto e seu uso do conteúdo pode ajudar a determinar se eles estão de prontos para fazer negócio, já o fundo do funil, estão presentes as pessoas que estão prontas ou próximas de comprar o seu produto.

5. Baixo custo e retorno imediato

Imagem Grátis de Conceito de Poupança - Empresário e Seta Ascendente

A parte mais importante de um investimento está em saber se o retorno será superior aos gastos. Por ser uma ferramenta de baixo custo, a sua praticidade se sobrepõe ao seu custo, uma vez que o e-mail marketing irá executar o filtro do funil de vendas, selecionando leads, reduzindo tempo e facilitando a rotina da sua equipe de vendas.

Sendo assim, não se preocupe se a sua empresa se encaixa como pequena, médio ou de grande porte, o e-mail marketing é uma ferramenta bastante acessível e valorosa. Porém, é necessário lembrar que para se ter retorno, você tem que se empenhar em campanhas bem elaboradas, com conteúdo chamativos, e, acima de tudo, com uma boa estratégia de funil de vendas.

Para saber mais sobre como elaborar uma excelente campanha de e-mail marketing, veja nosso post: “Táticas infalíveis para otimizar suas ações de E-mail Marketing e alcançar grandes resultados”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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