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Grupos no Facebook: como aproveitá-los em sua estratégia de marketing

Os grupos do Facebook são considerados um meio ou lugar onde as discussões giram em torno de interesses comuns, que vão desde ao marketing Pessoal à assuntos relacionados ao que se comentam em lugares privados como um condomínio, assuntos de turmas da faculdade ou de escola, “fofocas sobre famosos”, enfim, são temas variados. Trata-se de grupos que aglomeram pessoas com o intuito de interação através de compartilhamentos de conhecimentos, discussões de pontos em comuns, reuniões, formas de fazer amigos, práticas de negócio, dentre outras coisas.

Crie seu grupo e convide pessoas interessadas

Crie você mesmo um grupo no Facebook. Você pode usá-lo para tratar de diversos temas, inclusive, sobre seu negócio. Porém, tenha certos cuidados ao adicionar pessoas! Evite convidar várias pessoas ao mesmo tempo e, principalmente, pessoas que você não sabe ao certo se estão dispostas a fazer parte do seu grupo. Procure se informar e adicionar membros que tenham assuntos afins com o seu tema. Sendo assim, procure propagá-lo na sua página de perfil, e também pelo bate papo do Facebook. Além de ser uma forma mais discreta de divulgá-lo, você pode evitar que seu perfil seja bloqueado só pelo simples fato de adicionar pessoas aleatoriamente. Para criar seu grupo basta acessar: www.facebook.com/bookmarks/groups.

Grupos e sua empresa

Aderir sua empresa a um determinado grupo do Facebook pode possibilitar uma maior conexão entre você e seus clientes, além de aumentar suas chances de fidelizá-los. As oportunidades estão em você buscar seu público alvo e mantê-los como membros, com vista em proporcionar a eles um feedback. Isso não só deixará você mais próximo do seu cliente, como fará com que conheçam melhor sua Fan Page.  Afim de otimizar o seu negócio, selecionamos algumas alternativas de bom uso dos grupos para o marketing comercial.

Utilize os grupos como um método de fidelização

Com a participação dos seus clientes no grupo da sua empresa, eles poderão ter acesso exclusivo às novidades lançadas, bem como vantagens a descontos, promoções de produtos. Além disso, seu cliente terá prioridades até nos serviços, com ajuda suporte e pronto atendimento online.

Utilize os grupos para reunir interessados no seu negócio

Os grupos também são uma ótima forma de você criar anúncios publicitários criativos sobre seu negócio. Isso pode aglomerar pessoas afins de seus produtos ou serviços, possibilitando assim um público especialmente ligado à sua empresa.

Grupos e Marketing Pessoal

Com vista em mostrar as vantagens de se aproveitar os grupos para marketing pessoal e, especialmente, conquistar e ter destaque no mercado, listamos grandes dicas para que você alcance esse objetivo.

Procure grupos sobre temas que você domine ou nos quais tenha interesse

Faça parte de grupos de seu conhecimento, onde possa opinar, compartilhar idéias e solucionar dúvidas, e acima de tudo, saiba identificar saídas para um determinado problema, visto que esse é o papel principal do empreendedorismo.

Divulgue informações relevantes

Compartilhe assuntos que facilitem ou sejam imprescindíveis para algum grupo do qual faz parte. Procure socializar, divulgar determinados conhecimentos de forma que isso enriqueça a temática do grupo. Mas não se esqueça de averiguar se o conteúdo que irá compartilhar já foi divulgado, para não correr o risco de compartilhar conteúdo repetido.

Mostre-se

Aproveite-se dos grupos para mostrar o que você tem de melhor! Diferente de se mostrar para “aparecer”, demonstre ser uma pessoa que está ali também para ajudar, ser proativo. Ignore as práticas de competição, onde muitos procuram apenas serem os donos da verdade, sem a intenção de auxiliar em algo. Veja os grupos como um local de trocas de experiências, em que cada um proporciona ao outro conhecimento e vice versa.

Não faça spam

Evite divulgar conteúdos em vários grupos ao mesmo tempo! O excesso de divulgação sem intervalos de tempo provoca a disseminação de spams. Sendo assim, ao fazer parte de vários grupos, tenha cautela, compartilhe gradativamente ou dê intervalos grandes de um grupo para outro.

Grupos para coleta de informações

Você pode utilizar os grupos para informar o seu público alvo sobre oportunidades e melhorias e, ao mesmo tempo, assuntos que possam estar ligados à sua empresa. Se caso tenha experiência em algum serviço que possa proporcionar benefícios, faça ou seja parte de um grupo com esse intuito. Busque dados para oportunizar e ajudar pessoas que estejam interessadas pelo conteúdo do grupo. Para isso, você tem que ficar de olho ao que aparece no mercado.

Grupos para campanha de lançamento

Os grupos do Facebook são ótimas estratégias para fazer campanhas de lançamentos. A criação de grupos desse tipo convém para atrair e criar expectativas na clientela, além de agregar valores a demais lançamentos futuramente.

Aproveite-se dos benefícios que o marketing de grupos pode te proporcionar, invista na sua empresa e crie grandes perspectivas de negócios!

 

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