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Utilizar o Facebook como estratégia de marketing é relevante para o seu negócio?

As vantagens de se empreender por meio do Facebook estão cada vez maiores, seja para propagar sua marca, vender seu produto ou até gerar tráfego para seu site ou loja virtual. E as formas de se fazer isso nunca estiveram tão fáceis. Vamos tratar nesse artigo um pouco sobre como utilizar o Facebook a seu favor, dando dicas do que fazer ou evitar na sua fan page.

 

Suas postagens são vistas pelos seus seguidores?

Primeiramente é importante saber que o próprio Facebook restringe cerca de 20% dos seus seguidores veem suas postagens. Dentro dessa porcentagem só os fãs que se engajam mais com sua página que tem mais chance de ver seu conteúdo, já o restante, essa chance diminui muito.

Veja como aumentar seu número de seguidores:

Considere seu conteúdo e o número de postagens ao dia! Crie conteúdos de interesse do seu público alvo, e faça publicações das suas postagens uma vez ao dia, ao invés de várias vezes.

Se você faz anúncios, é interessante utilizar opções como Impulsionar Publicação, é um recurso que segmenta seu público alvo e, além disso, promove seu conteúdo. E se aproveitando desse benefício, você pode publicar conteúdos de interesse do seu público e utilizá-los para anunciar sua marca ou produto. As escolhas são variadas: podem ser fãs, amigos de fãs, país, interesses, dentre outros. Essa é uma ótima forma de fazer com que outras pessoas vejam suas postagens.

 

Seus fãs se encaixam no perfil do seu produto?

Você pode ter muitos seguidores em sua página e todos eles interagem com seus conteúdos, porém nem sempre esses fãs são consumidores do seu produto. Sendo assim, há meios dentro do Facebook de você descobrir quem realmente se interessaria pela sua marca ou produto. Para isso é necessário que se faça uma investigação sobre os maiores interesses dos seus fãs e através da base destes, pesquisar seus dados demográficos. Como nos anúncios do Facebook há uma segmentação do público, será a partir daí que você pode se aproveitar para criar sua propaganda e restringir alguns dados para seus seguidores, assim, ficará mais fácil de você saber quem realmente interessa e se encaixa no perfil.

 

Seu conteúdo chama atenção do seu público?

Seus fãs se interagem com suas publicações ou apenas visualizam suas postagens sem fazer comentários? Para que você consiga com que seu fã se engaje com seu conteúdo, traçamos logo abaixo algumas dicas:

Imagem

Sabendo que o feed notícias é carregado de postagens de todo tipo, procure utilizar imagens chamativas, atraentes e criativas, são formas de chamar a atenção das pessoas e gerar comentários, compartilhamentos e cliques.

Títulos interessantes

Depois de se escolher uma imagem legal, deve-se investir em um título que condiz com a imagem. Será a harmonia desses dois componentes que fará com que sua postagem chame a atenção do usuário para interagir com seu conteúdo.

Questione

Ao fazer as chamadas que vem logo acima da imagem da sua postagem, é interessante que seja feita através de uma pergunta, isso estimula a curiosidade do leitor.

Concurso

Crie competições no Facebook ou na sua página e ofereça prêmios. Utilizar aplicativos é uma boa escolha se caso você opte por uma competição grande. Essa é uma forma das pessoas curtirem, compartilharem sua publicação afim de entrarem no concurso.

 

Gere tráfego para seu site

Para quem tem um site ou uma loja virtual as publicações no Facebook são uma alternativa valorosa e lucrativa. Postar conteúdos consideráveis leva muitos usuários a acessarem seu site, sua loja e até se interessam em comprar o seu produto. Sem contar que o aumento do tráfego é uma ótima forma de converter clientes. Através do Google Analycts você verifica o tráfego do Facebook   e outras fontes e ainda tem como medir o tempo gasto com outras plataformas e fazer uma comparação com cada uma e assim ver qual gastou mais tempo.

 

Com o Google Analytics você pode verificar o que acontece com o tráfego do Facebook dentro do seu site, analisando da seguinte forma:

A) Comparar o número de páginas visitadas entre o Facebook e outras redes sociais

B) Verificar a taxa de rejeição a partir do número de visitas rápidas, são aquelas pessoas que apenas entraram na sua página e não permaneceram. O alto índice de rejeição demonstra também um baixo engajamento das pessoas.

C) Ao observar que o nível orgânico da sua página do Facebook está crescendo rapidamente, você deve pensar que sua estratégia está dando certo e que a porcentagem de visitantes do seu site deve estar alta. Porém, o que acontece é que muitos desses novos fãs  entram na página com interesse somente no conteúdo, ou seja, isso dá um falso resultado relacionado ao aumento da porcentagem de seguidores.

Assim que o tráfego do Facebook proporcionar visitantes para seu site, seu primeiro passo será adicionar essa gama de pessoas ao funil de vendas. Para isso, é interessante que você crie na página do site, uma caixa de optin, dando assim possibilidades para que esses futuros clientes se cadastrem e se tornem consumidores da sua marca, produto ou serviço. Os cadastros para testar seus produtos também é uma boa estratégia.

É necessário que você avalie sua fan page periodicamente, pelo menos em um intervalo de 3 meses, para que seu negócio continue a funcionar. Acesse também o nosso post: “Saiba como publicar em vários grupos do Facebook e economize tempo!”

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